Guiné-Bissau : Notícia

Notícia : Guiné-Bissau : Notícia

Na terra da liberdade, africanos lutam pela tolerância

Vindos de países africanos para cursar faculdade, alunos negros contam que lidar com o preconceito pela cor da pele ainda é um desafio diário. Ensinar a tolerância com a diversidade é missão, eles afirmam (Yahoo! News)


Data marca a importância do debate sobre o preconceito

Apesar de comemorada como marco de civilidade, abolição do trabalho escravo no Ceará veio sobretudo como salvamento da economia dos proprietários. Ainda assim, a celebração da data traz relevância para a discussão (Yahoo! News)


Que melhor recordação tem de Coimbra?

Coimbra enche-me as medidas. Sou um “coimbrinha†típico, nado e criado na cidade. Nasci no Instituto Maternal Bissaya e Barreto e vivi até aos 23 anos no Bairro Norton de Matos, lugar onde os meus pais ainda hoje habitam. (Yahoo! News)


OAB pede mudanças no Acordo da Língua Portuguesa

Escreve-se Lava-jato ou lava jato? Hora extra ou hora-extra? (Yahoo! News)


Sporting de Bafatá subiu ao segundo lugar

A equipa da segunda maior cidade do país foi jogar à capital com o Cuntum e venceu, o que lhe permite somar 15 pontos - menos um do que o líder Sporting da Guiné-Bissau e mais um do que o Benfica de Bissau, que soma 14 na terceira posição. (Yahoo! News)


Guiné Equatorial começa a incorporar língua portuguesa

Lisboa, 12 mar (EFE).- A Guiné Equatorial, cuja primeira língua oficial é o espanhol, começa a incorporar o português nas escolas, na administração pública e nos meios de comunicação, informou o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). (Yahoo! News)


Mafalala, na periferia de Maputo, é berço de artistas, intelectuais e líderes políticos de Moçambique

Mulheres do grupo Tufo da Mafalala dançam numa casa do bairro - Marcéli Torquato MAPUTO — Há quatro décadas, Lourenço Marques era uma cidade partida. Na capital de Moçambique, então colônia portuguesa, os brancos viviam na “cidade de cimentoâ€, às margens da baía, e os negros na “cidade de caniçoâ€, conjunto de bairros periféricos em condições precárias, de onde não podiam sair sem documentos. A ... (Yahoo! News)


Guiné Bissau acelera campeonato

A Federação de Futebol da Guiné Bissau antecipou para quarta e quinta-feira os jogos da sexta jornada do campeonato da I Divisão. A alteração no calendário prende-se com a necessidade de "acelerar o campeonato", explicou o vice-presidente Carlos Teixeira (Yahoo! News)


Paulo Torres ajuda a formar treinadores na Guiné-Bissau

O antigo jogador internacional português Paulo Torres, atual selecionador nacional de futebol da Guiné-Bissau, vai ajudar a formar treinadores naquele país, anunciou a Federação guineense. (Yahoo! News)


FPF reforça "laços de amizade" com Guiné-Bissau

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Humberto Coelho, vice-presidente, e Paulo Lourenço, secretário-geral, reuniram esta quinta-feira com o secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos da Guiné-Bissau, Tomás Barbosa, que esteve acompanhado do Encarregado de Negócios da Embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa, Mbala Fernandes. (Yahoo! News)


Sporting da Guiné-Bissau reforça liderança

O Sporting da Guiné-Bissau reforçou a posição de líder da I Divisão de futebol guineense na quarta jornada, realizada durante o fim de semana, e o Benfica de Bissau subiu para o segundo lugar. (Yahoo! News)


SAD apresenta resultado positivo de 23,7 milhões

responder Anónimo 28.02.2015 - 20:22 Excelente performance que a manter-se assegurará a sustentabilidade necessária. É por isto e pela luta pela transparência que as toupeiras que por aí polulam andam em alvoroço. (Yahoo! News)


Íntegra da entrevista com o secretário da Saúde Carlile Lavor

O médico Carlile Lavor integrou o movimento que levou à criação do Sistema Único de Saúde. Nunca teve plano de saúde particular. Mas, se preciso, recorre ao atendimento privado. (Yahoo! News)


"O Ceará gasta demais em saúde", diz secretário Carlile Lavor

O médico Carlile Lavor integrou o movimento que levou à criação do Sistema Único de Saúde. Nunca teve plano de saúde particular. Mas, se preciso, recorre ao atendimento privado. (Yahoo! News)


Portugal promoverá língua portuguesa no Senegal

Lisboa, 18 fev (EFE).- Portugal promoverá a língua portuguesa no Senegal, país africano francófono, em uma visita que o secretário de Estado das Relações Exteriores português, Luís Campos Ferreira, e a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, começarão amanhã. (Yahoo! News)


Links de acessibilidade

Setenta anos após sua criação, a ONU tem deixado a desejar na promoção da paz mundo afora, mas seu papel nas negociações para frear as mudanças climáticas demonstra que ela não perdeu sua vitalidade nem relevância, diz Antonio Patriota, chefe da missão brasileira na organização e ex-ministro de Relações Exteriores (2011-2013). (Yahoo! News)


PF prende em Cumbica homem com 1 quilo de cocaína em bolsa de mulher

Droga em poder de cidadão de Guiné-Bissau tinha 'alto grau de pureza' (Yahoo! News)


Sancidino Silva ilibado de violação em Liverpool

A decisão foi tomada por um júri e com apenas meia hora de deliberação, relata esta sexta-feira o jornal local Liverpool Echo, concluindo assim um julgamento que durou cinco dias no Tribunal Criminal de Liverpool. (Yahoo! News)


Links de acessibilidade

Figura mitológica tradicional a muitos países africanos, um griô nada mais é do que um contador de histórias, crucial para a tradição oral do continente. Mas para a imprensa brasileira e de outros países, a história por trás do desfile da escola neste ano ainda está muito "mal contada". (Yahoo! News)


Acompanhe os dias de folia pela televisão: um roteiro da programação de carnaval

RIO - Para o espectador que pretende curtir a folia no conforto do sofá, os canais de TV prepararam uma grade especial durante a folia. Veja o que está na programação: Fátima Bernardes e Luís Roberto apresentam transmissão dos desfiles da Globo - TV Globo/ Estevam Avellar GLOBO Domingo e segunda, depois do “Fantástico†Fátima Bernardes e Luis Roberto comandam a transmissão dos desfiles das ... (Yahoo! News)


Polêmica sobre Beija-Flor e líder da Guiné é 'alerta' para o Brasil, diz Anistia

Jefferson Puff - @_jeffersonpulf... (Yahoo! News)


Trabalho da ONU para promover paz é 'insatisfatório', diz Patriota

João Fellet... (Yahoo! News)


Campeonatos da Guiné-Bissau arrancam com novo modelo

Os campeonatos de futebol da Guiné-Bissau têm arranque agendado para este fim de semana, disse esta quinta-feira à Lusa o segundo vice-presidente da federação local, Carlos Mendes Teixeira. (Yahoo! News)


Zé Turbo certo no Inter

O jovem atacante José Correia, um dos poucos destaques do Sporting na Youth League, está prestes a oficializar o acordo que estabeleceu com o Inter de Milão há cerca de um mês, altura em que deixou de aparecer nos treinos dos juniores leoninos, na Academia, por falta de entendimento para a assinatura de um contrato profissional. (Yahoo! News)


Ebola declina na África Ocidental, mas vigilância é necessária, diz OMS

Por Stephanie Nebehay GENEBRA (Reuters) - A epidemia de Ebola na África Ocidental parece estar em declínio, com menos de 150 casos relatados na semana passada, mas devem ser mantidos os esforços para acabar com a doença, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira. A Serra Leoa continua a ser o país mais afetado, com 117 dos 145 novos casos confirmados, contra 184 na semana ... (Yahoo! News)


Ebola declina na África, mas vigilância ainda é necessária

A epidemia de Ebola na África Ocidental parece estar em declínio, com menos de 150 casos relatados na semana passada, mas devem ser mantidos os esforços para acabar com a doença, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira.... (Yahoo! News)


Zezinho reintegrado na equipa B

Zezinho está de volta a Portugal, ao Sporting e à equipa B leonina. (Yahoo! News)


Air Canadá busca profissionais que falem português e tenham fluência em inglês e francês

Aérea está contratando profissionais para os cargos de concierge, agentes de vendas e de serviços aos clientes - Divulgação RIO — A Air Canada está em busca de profissionais que sejam fluentes em português para ocupar cargos dentro da empresa. Há vagas para concierges e agentes de vendas e de serviços aos clientes em Toronto e nos aeroportos de Calgary e Edmonton. E podem concorrer candidatos ... (Yahoo! News)


ONU debate eficiência de estratégias usadas para solucionar conflitos armados

Agustín de Gracia. (Yahoo! News)


Manifestantes respondem por que participaram de marcha em Paris

A marcha deste domingo (11) em repúdio ao terrorismo e em solidariedade às vítimas dos ataques da semana passada se espalhou pela França e levou 1,5 milhão de pessoas às ruas de Paris. O número equivale a 68% da população da capital francesa. Leia mais (01/12/2015 - 02h00) (Yahoo! News)


Em reunião no Palácio do Planalto, Maduro se encontra com Biden e pede respeito

A presidente Dilma Rousseff recebe o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - Jorge William / Agência O Globo BRASÃLIA — Depois de participar de reunião bilateral com a presidente Dilma Rousseff na manhã desta sexta-feira no Palácio do Planalto, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse que na quinta-feira se encontrou com o vice americano, Joe Biden, e pediu respeito. Maduro contou que o ... (Yahoo! News)