Líbia : Notícia

Notícia : Líbia : Notícia

ONU revela que conflito da Líbia pode ter até 300 mil combatentes

Genebra, 25 mar (EFE).- A Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta quarta-feira que de 20 mil a 300 mil combatentes dispõem de armas na Líbia e lutam em alguma das duas facções que disputam o poder no país, onde o movimento jihadista Estado Islâmico também conseguiu estender seu domínio. (Yahoo! News)


Homens-bomba matam 7 na Líbia e Estado Islâmico assume autoria de ataque

BENGHAZI, Líbia (Reuters) - Dois suicidas lançaram um carro repleto de bombas contra um posto de controle do Exército na cidade de Benghazi, no leste da Líbia, nesta terça-feira, matando sete pessoas e provocando uma retaliação com ataques aéreos por forças especiais, que culpam militantes islâmicos pelo ataque. Militantes alegando lealdade ao Estado Islâmico disseram que foram responsáveis pelo ... (Yahoo! News)


Governo líbio reconhecido redobra ataques aéreos nos arredores de Trípoli

Tarhuna (Líbia), 23 mar (EFE).- A Força Aérea da Líbia leal ao governo reconhecido pela comunidade internacional aumentou nesta segunda-feira os bombardeios contra localidades próximas da capital Trípoli, controlada pelos rebeldes, matando pelo menos duas pessoas e deixando outras cinco feridas. (Yahoo! News)


Parlamento britânico adverte que EI poderia entrar na Europa através da Líbia

Londres, 24 mar (EFE).- A Câmara dos Comuns do parlamento do Reino Unido advertiu em carta aberta ao secretário de Assuntos Exteriores nesta segunda-feira que o Estado Islâmico (EI) poderia se aproveitar do caos na Líbia para infiltrar terroristas na Europa, que poderiam se passar por refugiados do país africano. (Yahoo! News)


ONU espera que Líbia forme unidade de governo ainda esta semana

O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Líbia, Bernardino Leon, disse nesta segunda-feira que está cautelosamente otimista com as eleições no país, que é afetado por diversos conflitos internos. (Yahoo! News)


Militantes do Estado Islâmico matam 5 combatentes pró-governo na Líbia

TRÍPOLI (Reuters) - Militantes ligados ao Estado Islâmico mataram cinco membros de uma força leal ao governo que controla a capital líbia e feriram outros dois na cidade litorânea de Sirte, informou uma agência de notícias sediada em Trípoli nesta quarta-feira, citando um porta-voz militar. Duas fontes militares disseram à Reuters que o ataque perto da estação de energia, localizada na periferia ... (Yahoo! News)


Portos do leste da Líbia se preparam para exportar 1,2 mi barris de petróleo

BENGHAZI, Líbia (Reuters) - A Líbia deverá exportar mais de 1,2 milhão de barris de petróleo dos portos de Hariga e Zueitina, no leste do país, nos próximos dias, disseram autoridades. Um navio petroleiro irá carregar 600 mil barris de petróleo no porto de Hariga, em Tobruk, na quarta-feira ou na quinta, disse uma autoridade. Outro petroleiro acaba de carregar o mesmo volume no porto de Zueitina ... (Yahoo! News)


Mais de 45 mil egípcios fugiram da Líbia após decapitação de 21 coptas pelo EI

Mais de 45.000 egípcios fugiram da Líbia desde o anúncio, em 15 de fevereiro, da decapitação de 21 cristãos coptas pelo grupo radical Estado Islâmico (EI), informaram nesta sexta-feira funcionários e veículos oficiais egípcios. (Yahoo! News)


Decapitação de cristãos na Líbia provoca fuga de milhares de egípcios

Mais de 45.000 egípcios fugiram da Líbia desde o anúncio, em 15 de fevereiro, da decapitação de 21 cristãos coptas pela facção radical Estado Islâmico (EI), informaram nesta sexta-feira (20) funcionários e veículos oficiais egípcios. Leia mais (03/20/2015 - 19h26) (Yahoo! News)


Ataque aéreo do governo da Líbia para recapturar capital deixa 8 mortos

TRÍPOLI/BENGHAZI (Reuters) - Oito civis foram mortos em um ataque aéreo perto de Trípoli nesta segunda-feira, quando o governo internacionalmente reconhecido da Líbia levou adiante um ataque para recapturar a capital que abandonou nas mãos de uma facção rival no ano passado. Quatro anos depois de aviões de guerra da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ajudarem a depor o ditator ... (Yahoo! News)


Jihadistas que atacaram museu na Tunísia foram treinados na Líbia

TÚNIS - Os autores do atentado que matou 23 pessoas e feriu outras mais de 40 no Museu do Bardo, em Túnis, foram treinados na Líbia, secretário de Estado tunisiano para a Segurança, Rafik Chelly. Yassine Labidi e Hatem Khachnaoui saíram ilegalmente da Tunísia em dezembro e fizeram treinamento armado em campos que seriam do Estado Islâmico. O ataque foi reivindicado pelo grupo jihadista na quinta ... (Yahoo! News)


EUA temem sério avanço do Estado Islâmico na Líbia

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos estão cada vez mais preocupados com a crescente presença e influência na Líbia do grupo Estado Islâmico, que tem sua base na Síria, de acordo com autoridades norte-americanas e um relatório do Departamento de Estado. As autoridades disseram que líderes "sêniores" do Estado Islâmico haviam viajado ao país, que está assolado por uma guerra civil, para ... (Yahoo! News)


Governo oficial da Líbia bombardeia aeroporto em Trípoli

TRÍPOLI/RABAT (Reuters) - Caças do governo da Líbia reconhecido pela comunidade internacional bombardearam nesta quinta-feira o único aeroporto de Trípoli em funcionamento, atrasando assim a partida de uma delegação do Parlamento rival a uma negociação de paz mediada pela Organização das Nações Unidas (ONU), disseram autoridades. ... (Yahoo! News)


Potências ocidentais saúdam retomada do diálogo político na Líbia

As potências europeias e os Estados Unidos saudaram o diálogo entre as facções políticas rivais da Líbia, em meio a negociações mediadas pela ONU com o objetivo alcançar um acordo para formar um governo de unidade no país dilacerado por conflitos. (Yahoo! News)


Ataque a campo de petróleo na Líbia complica conversas de paz da ONU

Um ataque de militantes islâmicos a um campo de petróleo na Líbia, onde decapitaram seguranças e sequestraram funcionários estrangeiros, enfatizou as dificuldades das conversas de paz patrocinadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que deveriam ser retomadas nesta semana.... (Yahoo! News)


Tunísia prende parentes de jihadista que atacou museu na capital

TÚNIS - A polícia tunisiana prendeu quatro parentes de um dos autores do atentado que matou 23 pessoas e feriu outras mais de 40 no Museu do Bardo, em Túnis. A dupla foi treinada na Líbia, de acordo com o secretário de Estado para a Segurança, Rafik Chelly. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico na quinta-feira. Veja Também Estado Islâmico assume autoria de ataque na Tunísia Obama ... (Yahoo! News)


Ataque do EI a campo petrolífero líbio deixa oito mortos

O grupo Estado Islâmico (EI) atacou o campo de petróleo de Al-Ghani, no sul da Líbia, nesta sexta-feira, matando oito guardas, de acordo com o porta-voz da equipe responsável pela segurança das instalações. (Yahoo! News)


Ataque aéreo líbio mata 8 civis perto de Trípoli, diz embaixadora dos EUA

Oito civis foram mortos em um ataque aéreo perto de Trípoli nesta segunda-feira em ataque cuja autoria foi reivindicada pelo governo oficial da Líbia, disse a embaixadora dos Estados Unidos.... (Yahoo! News)


Duplo atentado suicida na Líbia deixa 13 soldados mortos

Trípoli, 24 mar (EFE).- Pelo menos 13 soldados leais ao governo líbio internacionalmente reconhecido e estabelecido em Tobruk morreram e sete ficaram feridos em um duplo atentado com carro-bomba nesta terça-feira na cidade de Benghazi, informou à Agência Efe uma fonte de segurança. (Yahoo! News)


UE aprova eventual missão de segurança na Líbia

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia aprovaram nesta segunda-feira uma eventual missão de segurança na Líbia caso as facções neste país formem um governo de união nacional. (Yahoo! News)


Líbia: civis fogem de combates em Sirte

A cidade líbia de Sirte assistiu esta segunda-feira à fuga de dezenas de civis, que temem uma escalada da violência, depois de dois dias de combates… (Yahoo! News)


Famílias fogem de cidade líbia após confrontos com Estado Islâmico

Por Goran Tomasevic SIRTE, Líbia (Reuters) - Dezenas de famílias fugiram da cidade litorânea de Sirte, na Líbia, nesta segunda-feira, após dois dias de confrontos entre militantes do Estado Islâmico e combatentes leais ao governo sediado em Trípoli e diante da provável escalada na violência. Testemunhas relataram que famílias lotaram carros e seguiram em direção a Misrata, refúgio do grupo ... (Yahoo! News)


UE discute apoio à Líbia e relação com vizinhos do leste

Bruxelas, 16 mar (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) discutem nesta segunda-feira as possíveis medidas de apoio à Líbia se o país conseguir formar um governo de unidade, sua estratégia contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria e os preparativos da cúpula em maio com os países vizinhos do leste. (Yahoo! News)


Líbia: Segunda ronda de negociações adiada

O caos na Líbia permanece sem fim à vista. A segunda ronda de negociações entre os governos de Tripoli e de Tobruk foi adiada. As conversações… (Yahoo! News)


Estado Islâmico sequestra 20 funcionários de hospital na Líbia

RIO - O Estado Islâmico (EI) sequestrou cerca de 20 trabalhadores da área da saúde no Hospital Ibn Sina em Sirte, na Líbia, durante um ataque nesta segunda-feira à instalações, informou a rede CNN. Um grupo de mais de 30 homens armados do EI atacaram o hospital enquanto um ônibus estava esperando para levar os trabalhadores, que não eram líbios, para a capital Trípoli. A maioria dos reféns é das ... (Yahoo! News)


Líbia prevê exportar mais de 2 mi de barris de petróleo pelo leste nesta semana

BENGHAZI, Líbia (Reuters) - A Líbia planeja exportar mais de 2 milhões de barris de petróleo nesta semana por dois portos no leste, onde a produção atingiu cerca de 245 mil barris por dia (bpd), disseram fontes estatais do setor de petróleo nesta segunda-feira. O aumento das exportações a partir dos portos de Hariga e Zueitina oferecem alguma esperança para o setor de petróleo do país membro da ... (Yahoo! News)


Combatentes do Estado Islâmico e aliados de facção enfrentam-se na Líbia

TRÍPOLI (Reuters) - Confrontos eclodiram na região central da Líbia neste sábado entre combatentes do Estado Islâmico e uma força leal a uma facção baseada em Trípoli, disseram uma autoridade militar e habitantes da cidade. O Estado Islâmico, grupo militante que tomou boa parte dos territórios do Iraque e da Síria, expandiu para a Líbia nos últimos meses, ajudado pelo clima de caos e ausência de ... (Yahoo! News)


Forças líbias dizem ter retomado campos de petróleo após ataque

Por Ayman Al-Warfalli BENGHAZI, Líbia (Reuters) - As forças de segurança do petróleo disseram nesta sexta-feira que retomaram o controle do campo petrolífero al-Ghani, na Líbia, depois que homens armados atacaram a instalação, matando sete seguranças. Segundo um representante do órgão, Ali Hassi, suas forças estavam agora também no controle dos campos de petróleo Mabrouk, Bahi e Dahra, na bacia ... (Yahoo! News)


Ataque a campo de petróleo na Líbia complica conversas de paz da ONU

Por Ulf Laessing CAIRO (Reuters) - Um ataque de militantes islâmicos a um campo de petróleo na Líbia, onde decapitaram seguranças e sequestraram funcionários estrangeiros, enfatizou as dificuldades das conversas de paz patrocinadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que deveriam ser retomadas nesta semana. Os líbios se acostumaram com o caos, já que seu país está dividido entre dois ... (Yahoo! News)


Human Rights denuncia o uso de bombas de fragmentação na Líbia

A organização Human Rights Watch (HRW) denunciou neste domingo que nos últimos meses foram usadas bombas de fragmentação no conflito da Líbia, onde dois governos disputam o poder. (Yahoo! News)


Estado Islâmico sequestrou estrangeiros na Líbia, diz Áustria

VIENA (Reuters) - Militantes do Estado Islâmico na Líbia sequestraram um grupo de estrangeiros no campo de petróleo de Al-Ghani na semana passada, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ãustria nesta segunda-feira, citando “informações confiáveis†e acrescentando que eles estavam vivos quando foram levados. Desde então não houve notícias dos nove funcionários do setor de ... (Yahoo! News)