Moçambique : Notícia

Notícia : Moçambique : Notícia

Chanceler brasileiro viaja à África com intenção de ampliar mercados

Brasília, 26 mar (EFE).- O chanceler do Brasil, Mauro Vieira, começará no próximo sábado em Gana um viagem que o levará também a São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola, com a meta de ampliar o mercado exportador do país, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais. (Yahoo! News)


Brasil recua e reduz projetos de cooperação e doações para a África

Falta de recursos e de interesse começam a desmontar a ofensiva comercial e diplomática do Brasil na África. Leia mais (03/22/2015 - 02h00) (Yahoo! News)


É natural de Coimbra, mas cresceu em Moçambique. Como foi a sua infância?

Sou natural da freguesia de S. Bartolomeu, mas o meu pai tinha um emprego que nos fazia andar a saltar entre Tondela, Nelas, Figueira da Foz e Coimbra. (Yahoo! News)


Ministros viajam à África para retomar relações

O governo brasileiro começa, esta semana, uma ofensiva para retomar as relações com o continente africano. Na sexta-feira, 27, os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Desenvolvimento, ... (Yahoo! News)


Related Posts

Entre a assistência encontravam-se figueirenses com negócios na antiga colónia portuguesa. O anfitrião frisou que, mais do que a vertente empresarial, une os dois povos a língua e uma “relação profunda de amizade”. (Yahoo! News)


Conheça desastres que podem ter sido causados intencionalmente por pilotos

As autoridades francesas que investigam a queda do voo U4 9525 da Germanwings acusaram o copiloto do Airbus A320, Andreas Lubitz , de ter deliberadamente causado o acidente que deixou 150 mortos na última terça-feira (24). Leia mais (03/26/2015 - 11h50) (Yahoo! News)


Porta trancada em cabine é efeito do 11 de Setembro

Um conceito desenvolvido no pós-11 de Setembro para impedir acesso de sequestradores à cabine de comando permite que um ou dois pilotos se mantenham trancados no cockpit, sem que ninguém na cabine de passageiros consiga entrar -nem mesmo outro tripulante. Leia mais (03/26/2015 - 02h04) (Yahoo! News)


Meio ambiente

Se existisse um concurso para eleger a mais bela fruta do planeta, a Pollia condensata seria forte candidata a levar o título. A fruta tropical é pequena e esférica, de cor azul metálico que lembra o aspecto de pérolas. (Yahoo! News)


Lista: cinco casos de aviões derrubados de forma intencional

A promotoria francesa indicou nesta quinta-feira que o copiloto da Germanwings Andreas Lubitz agiu de maneira intencional para derrubar a aeronave que caiu nos Alpes franceses. A tragédia provocou a morte de 150 pessoas. (Yahoo! News)


Mia Couto é primeiro autor de língua portuguesa na final do Man Booker International Prize

RIO - O autor moçambicano Mia Couto acaba de tornar-se o primeiro autor de língua portuguesa a chegar na final do Man Booker International Prize, um dos principais prêmios literários do mundo. A lista de autores na final foi divulgada na manhã desta terça-feira, na Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul. O júri do prêmio enfatizou o caráter “preciso” e “profundo” do uso da língua na ... (Yahoo! News)


Mia Couto é um dos finalistas do prêmio Man Booker International Prize

O vencedor será anunciado em 19 de maio e receberá 60 mil libras (Yahoo! News)


Por "pressões externas", Carlos Queiroz pede demissão da seleção do Irã

Lisboa, 20 mar (EFE).- O técnico português Carlos Queiroz, de 62 anos, pediu demissão da seleção do Irã, cargo que ocupava desde 2011, por causa de "pressões externas", informou nesta sexta-feira a imprensa portuguesa. (Yahoo! News)


quarta-feira, 25 de março de 2015

Se existisse um concurso para eleger a mais bela fruta do planeta, a Pollia condensata seria forte candidata a levar o título. A fruta tropical é pequena e esférica, de cor azul metálico que lembra o aspecto de pérolas. (Yahoo! News)


Record cria faixa diária de shows

Por Flávio Ricco - A direção da Record está trabalhando com a hipótese de ter uma faixa de shows para abrigar os programas de Sabrina, Gugu, Xuxa, "Repórter Record" ou "Record Investigação" e outro qualquer. Uma noite cada um, sempre às 22h30, depois do "Jornal da Record". (Yahoo! News)


Por 'pressões externas', Carlos Queiroz pede demissão da seleção do Irã (20/03/15-19h22)

O técnico português Carlos Queiroz, de 62 anos, pediu demissão da seleção do Irã, cargo que ocupava desde 2011, por causa de "pressões externas", informou nesta sexta-feira a imprensa portuguesa. (Yahoo! News)


Por "pressões externas", Carlos Queiroz pede demissão da seleção do Irã (20/03/15-15h16)

Lisboa, 20 mar (EFE).- O técnico português Carlos Queiroz, de 62 anos, pediu demissão da seleção do Irã, cargo que ocupava desde 2011, por causa de "pressões externas", informou nesta sexta-feira a imprensa portuguesa. (Yahoo! News)


Crítica: Autor premiado decepciona ao descrever cotidiano do FMI

O tema da festa era o Expresso do Oriente. No salão, os convivas podiam degustar comidinhas das cidades relacionadas com o trajeto do trem: Paris, Estrasburgo, Munique, Viena, Budapeste, Istambul. Na face mais extravagante do evento, uma montanha de sorvete imitava o perfil dos Alpes. Leia mais (03/21/2015 - 02h00) (Yahoo! News)


Top 5, Wozniacki jogará quinta divisão da Fed (17/03/15-08h15)

Copenhague (Dinamarca) - Acostumada a jogar nos principais estádios do mundo, Caroline Wozniacki passará por uma situação inusitada no mês de abril. Em seu retorno à Fed Cup, a número 5 do mundo disputará a Zona Euro-Africana III, equivalente à quinta e última divisão da competição. (Yahoo! News)


Unicef: 750 milhões de pessoas vivem sem água potável

No Dia Mundial da Água, celebrado neste domingo, um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso à água potável no mundo. Em média, mil crianças morrem diariamente em decorrência de doenças ligadas à água contaminada.... (Yahoo! News)


Mais de 750 milhões vivem sem água potável, diz Unicef

No Dia Mundial da Água, celebrado neste domingo, um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso à água potável no mundo. Em média, mil crianças morrem diariamente em decorrência de doenças ligadas à água contaminada.... (Yahoo! News)


Depois de eleição, Moçambique vive momento de tensões políticas e econômicas

MAPUTO - Eleito em outubro passado pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), o novo presidente do país, Felipe Nyusi, assumiu o governo este ano em meio a tensões políticas e econômicas. No poder há 40 anos, desde a independência, em 1975, o partido enfrenta questionamentos em setores da sociedade moçambicana, apesar do respeito por sua história e pela figura de Samora Machel, líder da ... (Yahoo! News)


Mafalala, na periferia de Maputo, é berço de artistas, intelectuais e líderes políticos de Moçambique

Mulheres do grupo Tufo da Mafalala dançam numa casa do bairro - Marcéli Torquato MAPUTO — Há quatro décadas, Lourenço Marques era uma cidade partida. Na capital de Moçambique, então colônia portuguesa, os brancos viviam na “cidade de cimento”, às margens da baía, e os negros na “cidade de caniço”, conjunto de bairros periféricos em condições precárias, de onde não podiam sair sem documentos. A ... (Yahoo! News)


Mia Couto: Riqueza cultural da periferia de Maputo lembra a dos subúrbios do Rio

MAPUTO - Muito se conhece do patrimônio histórico e arquitetônico de Maputo. Mas a cidade tem outros méritos, menos conhecidos. Maputo foi o cadinho onde se experimentaram novas correntes artísticas. Ali se forjou grande parte da arte e do pensamento moçambicano. Veja Também Mafalala, na periferia de Maputo, é berço de artistas, intelectuais e políticos de Moçambique Depois de eleição ... (Yahoo! News)


Confronto entre mineiros ilegais na África do Sul deixa seis mortos

Johanesburgo, 16 mar (EFE).- Seis pessoas, entre elas uma menina de 2 anos, morreram neste fim de semana na África do Sul baleadas por um grupo de homens armados, em um novo episódio de violência entre grupos rivais de mineiros clandestinos. (Yahoo! News)


Related Posts

O cinema moçambicano vai estar no centro do debate do 6.º Simpósio Internacional de Cinemas em Português , a decorrer em Coimbra nos dias 10 e 11 de março , terça e quarta-feira. (Yahoo! News)


Mortalidades materna e infantil caem em países pobres; leste da África é destaque

Por Joseph D'Urso LONDRES (Thomson Reuters Foundation) - As taxas de mortalidade materna e infantil caíram em todos os 49 países mais pobres do mundo entre 2010 e 2013, em grande parte graças a uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) lançada em 2010, informou a entidade nesta terça-feira. “Atualmente o mundo está reduzindo as mortes de crianças de menos de cinco anos e de mães mais ... (Yahoo! News)


Enchente em Angola mata ao menos 64 pessoas e número de vítimas deve aumentar

LONDRES (Thomson Reuters Foundation) - Ao menos 64 pessoas morreram em uma enchente decorrente da forte chuva que atingiu a região oeste de Angola, noticiou a agência de notícias estatal nesta sexta-feira. A maioria das mortes ocorreu na cidade litorânea de Lobito, na província de Benguela, sendo que 35 vítimas eram crianças, informou a Angop. “As pessoas estavam dormindo, o que foi parte do ... (Yahoo! News)


Plano para exportações tem objetivo limitado

Ainda em fase de planejamento, o Plano Nacional de Exportação tem criado mais desconfianças do que interesse entre os empresários. Sem tocar em questões como câmbio e desonerações,- retirada das linhas ... (Yahoo! News)


Ator de "O Grande Dragão Branco" diz que teve medo de machucar Van Damme (02/03/15-06h00)

Quando o lutador Paulo Tocha viu pela primeira vez o jovem Jean-Claude Van Damme, 85 kg de músculos distribuídos em 1,77 m de altura (Há quem diga que ele tem 1,62 m), ele pensou: "É mais forte do que eu, mas tem cara de bebê. Talvez nem consiga sair sozinho na rua sem ser assaltado." (Yahoo! News)


"Monstro sagrado", um ano depois

A deferência do 'pantera negra' é compreensível: quando Eusébio chegou ao Benfica, já Coluna era uma referência absoluta da equipa 'encarnada', que liderava rumo a um terceiro título nacional e à primeira vitória na Taça dos Campeões Europeus do clube lisboeta, em 1961. (Yahoo! News)


Lucro da Vale em 2014 sobe 729%, mas houve prejuízo no último trimestre

Mesmo com o cenário de baixo preço do minério de ferro, o lucro da Vale saltou 729% para R$ 954 milhões em 2014. No ano anterior, o lucro da mineradora brasileira havia sido de R$ 115 milhões. Leia mais (02/26/2015 - 08h21) (Yahoo! News)