Kleptomaniax

Origem : Quénia
Instrumento :
Estilos : Hip-Hop
Os Kleptomaniax são um grupo pop do Quénia. O grupo é composto por três membros: Roba (Robert Manyasa), Collo (Collins Majale) e Nyashinski (Nyamari Ongegu). Kleptomaniax foram formados em 1999, quando ainda eram estudantes do ensino secundário em a Escola de Nairobi. O grupo juntou-se ao selo do DJ de Ogopa e lançou o seu primeiro single, "Freak it" em 2002 e foi seguido por "Maniax Anthem" e "Haree". Em 2004 o grupo lançou outro single, "Tuendelee", que se tornou seu o maior sucesso até agora. A música foi escrita como uma resposta para a faixa "Diss". por vários músicos de hip hop, que criticaram o estilo musical comercial Kapuka realizado por Kleptomaniax entre outros.
Seu álbum de estréia M4E (abreviação de Maniax para sempre) foi lançado em 2005. Mais tarde nesse mesmo ano, o grupo recebeu uma indicação ao MTV Europe Music Awards para o Melhor Ato Africano, uma categoria premiada pela primeira vez, mas vencida por 2 derrotas contra Idibia da Nigéria.
Em 2007, a Kleptomaniax fez uma digressão pelos EUA. Depois de 2007, o grupo teve uma pausa enquanto o seu membros engajados em projetos individuais. O grupo tem desde então feito retorno, mas deixou Ogopa DJ's. O grupo está pronto para lançar seu segundo álbum NITT (Now Is The Time) em 2009.