Angola em discos e livro

Na próxima quarta-feira, dia 15 de Novembro, pelas 18h30, na FNAC do Centro Comercial Colombo, é lançado o novo livro de Paulo Salvador: "Recordar Angola 2º Vol.". A apresentação está a cargo de Rui Pêgo.
O evento contará com o ambiente sonoro de "Angola - As 100 grandes músicas dos anos 60 e 70", o digibook que está à venda a partir de 20 de Novembro e consta de 4 CD e um livro de 40 páginas. Neste dia, será oferecido um CD promocional de "Angola - As 100 grandes músicas dos anos 60 e 70" a quem comprar o livro "Recordar Angola 2º Vol."

Abaixo segue-se mais informação sobre o livro e o digibook.

--------------------------------------------------------------------------------

Aos Angolanos de todo o mundo


«RECORDAR ANGOLA II», DE PAULO SALVADOR

Neto de José Antunes Salvador, único fotógrafo, durante décadas, na cidade angolana de Moçâmedes (hoje Namibe) e arredores, Paulo Salvador, jornalista da TVI, publica agora o segundo volume de «Recordar Angola», um álbum ainda herdeiro do imenso arquivo visual do estabelecimento «Foto Antunes» e registo da memória de muitos amigos que partilham consigo a saudade desses tempos. Em «Recordar Angola II», Paulo Salvador centra-se menos nos lugares do que nas suas gentes: histórias trágicas, anedóticas, ou heróicas de homens e de mulheres que marcaram as comunidades em que viviam e que habitam ainda a memória de muitos angolanos de Luanda, Nova Lisboa, Benguela, Lobito, Moçâmedes, Porto Alexandre, Sá da Bandeira, Silva Porto, Luso, Malanje, Carmona...


SINOPSE
Não há nenhum angolano que não reconheça pelo menos uma das muitas figuras que habitam as páginas de «Recordar Angola II». É esta a promessa de Paulo Salvador que, após «Recordar Angola I», relembra histórias únicas que marcaram gerações, tragédias, anedotas, retratos daqueles que desempenharam um papel decisivo no desenvolvimento das suas comunidades.

Folhear «Recordar Angola II» é relembrar lendas desportivas como António Galo Alves, campeão nacional de natação para território angolano, e Chico Bamba, grande promotor do célebre Óquei Clube do Humbo, que criou equipas de atletismo, voleibol, basquetebol, futebol, natação e andebol; é recordar a brilhante carreira de Quitos, o fotógrafo que registou, durante mais de 25 anos, a história da cidade e das gentes do Lobito, ou a de António Aniceto Monteiro, nascido em Moçâmedes, um dos mais importantes matemáticos do século XX. É ainda a tentativa de registar o lado absurdo de tragédias como a de Carlos Fernandes e Acácio da Costa, que morreram de fome e de sede num local próximo de uma picada, a 50 Km de Benguela. A avioneta em que se deslocavam não se despenhou e a morte foi o resultado de uma série de pressupostos que se tornaram fatais.

Muitos outros tornaram-se referências que constituem uma imensa herança cultural e oral depositada na memória de centenas de milhares de angolanos em todo o mundo. «Recordar Angola II» vai ao encontro de uma avidez da parte de inúmeros angolanos que desejam rever a terra que deixaram.

BIOGRAFIA
Paulo Salvador é jornalista. Faz parte dos quadros da Direcção de Informação da Televisão Independente, TVI. Filho de pais angolanos, nasceu nas terras altas do Lubango (ex-Sá da Bandeira) em 1965. Aos três anos de idade vai viver para uma pequena localidade do interior de Angola, a Ganda (ex-Mariano Machado). Depois foi para Luanda onde permaneceu até 1975, altura em que vem para Portugal. Formou-se em Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Trabalhou na rádio (Gest e Universidade Tejo) e na imprensa ( Jornal Sete, Universitário e Semanário). Faz parte do Observatório de Imprensa, com sede em Lisboa. Efectuou estudos de jornalismo na Columbia University, em Nova Iorque. Em 1989, começa uma carreira televisiva na Rádio Televisão Portuguesa, onde se mantém até 1994 como jornalista, editor e apresentador. Após o início da televisão privada em Portugal, transfere-se para a TVI, onde se mantém como editor executivo. Eterno apaixonado por África, em 2003 editou o seu primeiro livro, «Era uma vez, Angola» e no ano seguinte o primeiro volume de «Recordar Angola» .


--------------------------------------------------------------------------------


Um disco


"Este é um tesouro sonoro que, felizmente, foi salvo do esquecimento. Um património angolano que solidifica o passado conjunto de dois países. Imperdível para qualquer nascido / criado naquelas terras. Obrigatório para quem pretende conhecer a música de um país que continua a marcar o ritmo dos nossos corações." - Paulo Salvador

“Esta é a banda sonora dos últimos anos da época colonial em Angola. Brilhante anúncio de um futuro musical que ainda não chegou – mas está próximo. Angola vai ser, muito em breve, uma das grandes potências musicais do continente africano. Não será possível compreender esse futuro sem conhecer este passado. Não há dúvida alguma, olhando para trás, que o melhor daqueles anos foi a música.” – José Eduardo Agualusa

Com 4 CD e um livro de 40 páginas, "Angola - As 100 grandes músicas dos anos 60 e 70" é um documento sonoro das décadas de ouro de criação musical angolana.

Estes 100 temas são apresentados pela primeira vez em CD. Alguns foram editados em singles de vinilo e em cartuchos (o antepassado da cassete). Fazem parte do repertório gravado pelos Estúdios Valentim de Carvalho, em Luanda, que cessaram a sua actividade em 1975, pouco antes da Independência de Angola. Desde então, as respectivas bobines estiveram cuidadosamente acondicionadas em Portugal, até há alguns meses. Foram alvo de uma recolha, selecção, digitalização, recuperação, masterização e são agora apresentadas.

Nomes incontornáveis como Elias diá Kimuezo, Sofia Rosa, Carlos Lamartine, Africa Show, Teta Lando, Chico Montenegro, Mário Silva, Santocas, Santos Júnior, Águias Reais, Quim dos Santos, Artur Adriano, Mário Rui Silva, N'Goma Jazz, entre outros, vêem as gravações dos seus temas mais marcantes estreados em CD.

O Semba é o rei da época, mas a Kazukuta, Kilapanga, Rebita, Dikanza e Merengue estão também presentes. Reservámos o CD4 para as Baladas, que compila os temas mais lentos e românticos. Com excepção do tema em Umbundo, o restante repertório é interpretado em Kimbundo e Português. Os estilos nascidos em Angola influenciaram, com a ida de naturais para outros países, a música no Brasil, Cuba, África do Sul e um pouco por todo o Mundo. Há até quem defenda que o Fado é filho do Brasil e neto de Angola, pelas suas ra ízes no Lundum.

O livro conta com mais de 20 ilustrações, fotografias e postais de época. A maioria das imagens são retiradas de "Recordar Angola Vol. 1" de Paulo Salvador, sendo as restantes cedidas por elementos da Diáspora Angolana.

Nas suas 40 páginas, traça um retrato de Angola até 1975. Fala da Música Popular Angolana dos anos 60 e 70, desde o seu nascimento no musseque às grandes salas de espectáculos em Luanda e Lisboa. Conta a História do país, desde os Povos Nativos e primeiras migrações, passando pela chegada dos Portugueses (não esquecendo o encontro do Governador com Rainha Ginga). Destaca o período da colonização pós-implementação da República em Portugal e não esquece a Guerra Colonial. O contexto histórico e político termina com a Independência e Guerra Civil.

Luanda merece um destaque em nome próprio, para além da página com os nomes das cidades antes e depois da Indepedência. Existe ainda uma descrição geográfica, com informações sobre clima e recursos naturais.

As línguas de Angola e a situação do Português são focadas e, como a maioria dos temas são cantados em Kimbundo, há um dicionário/glossário de vocabulário em kimbundo-português.

A edição está à venda a partir de 20 de Novembro, com distribuição Som Livre.

Alinhamento:

CD 1

01. Elias diá Kimuezo - Zé Salambinga

02. Chico Montenegro - N'golo Banza

03. Mário Silva - Bossa do violão

04. Santocas - Minha Sobrinha

05. Artur Adriano - Kalunga

06. Chico Joaquim - N'Gola Yétu

07. Sofia Rosa - N'Gue Xile Mutunda

08. Lancerdo - Esperança

09. Barros de Landana - Tambi Rosa

10. Santos Júnior - Mukulo

11. N'Goma Jazz - Belita-Kiri-kiri

12. Cabinda Ritmos - Chika

13. Duo N'Gola - Mariana

14. Quim dos santos - Kissuela Kia Diala

15. Paulo Neto - Tua Ndaleto Kutu Tumina

16. João Pequeno - Muloji

17. Alliace Makiadi - Ester Madona

18. Manuel Faria - N'Golo Banza Mamã

19. Cisco - N'gongo - Semba

20. Kibonga dos Santos - Encontro com Muloji

21. Os Korimbas - Jessa

22. António dos Santos - Quando Eu Morrer

23. Zé do Pau - Caminhos da Liberdade

24. Africa Show - Okuniuissa Olongenbia

25. Elias diá Kimuezo - Samba

CD 2

01. Águias Reais - Bazooka

02. Duo N'Gola - Mona Kilumba

03. Elias diá Kimuezo - Zum Zum

04. Quim dos santos - N'Genji

05. Ases Do Prenda - Merengue Bombeiro

06. Africa Show - Ritmo da Ilha

07. Brás Firmino - Onguevaia

08. Mamukueno - Rei do Palhetinho

09. Chico Montenegro - N'gana Maria

10. Super Coba - Kossa-Kossa

11. Ana N´Gola - Kidingo

12. Artur Adriano - Carnaval

13. Dimba D' Angola - Merengue Titia

14. Santos Júnior - Comboio Apitou

15. Os Giendas - Merengue

16. Fé-Fé - Chico - Semba

17. Kissas - Zé João

18. Luís Maria - Merengue Banga Sumo

19. Muhona - N'ga Kolu M'butu

20. José Massano Júnior - Kitmo S. Salvador

21. Cabinda Ritmos - Rosa

22. Nito Nunes - O Relógio Marca a Hora

23. Santocas - Bento

24. Sofia Rosa - N'gala ni kilofo Muxima

25. Marimbeiros De Duque de Bragança - Caiuana

CD 3

01. Mário Rui Silva e Ana Paula - Picada do velho

02. Duo N'Gola - Mulher de Homem

03. Muhona - Falsos Amigos

04. N'Goma Jazz - M'Bamda Yumbana

05. José António Cândido - Kia Banga Rosa

06. Brás Firmino - Unita

07. António dos Santos - Tata Uá N'gi Lengue

08. Santos Júnior - Madalena

09. Luanda Show - Paxi kua N'gola

10. Super Coba - Txi Mbele-Mbele

11. Elias diá Kimuezo - Combóio

12. Africa Show - La Minuta

13. Chico Joaquim - Luzia

14. Augusto Adriano - Mu Iobe

15. Zé Viola - Chita Iá Puiti Puiti

16. Artur Adriano - Mãe Uebi

17. Kito - Bongololo

18. Quibanzas - cada Ngueté Vida Dé

19. António Sobrinho - A N'gi Zula

20. Cisco - Divua Diami

21. Dimba de Angola - Titina

22. Sofia Rosa - Kumulundu

23. Campos Neto - Diá Benga

24. Estrela dos Dembos - Martita

25. Gr. K. Sto. António - Zaire Zabula

CD 4 - Baladas

01. Elias diá Kimuezo - Ressureição

02. Chico Montenegro - Ji Henda ia Luanda

03. Sofia Rosa - Kalumba

04. Santos Júnior - Maria Rita

05. Cisco - Totonha

06. Elias diá Kimuezo - Mualunga

07. Musangola - Laurento

08. Artur Adriano - Belita

09. Quim dos Santos - O Povo é que Sofre

10. Manuel L. Cardoso - São Lágrimas

11. Chico Montenegro - Monami

12. Augusto Dikongo - Encontro com Mana Fatita

13. Lancerdo - Kan'gato ka Dilaji

14. Mário Silva - Maza

15. Águias Reais - Jesus Diala Ua Kidi

16. Carlos Lamartine - N'Gana (Rosa José)

17. Zitocas - Angélica

18. Campos Neto - Diembe

19. Os Giendas - Penso em você mamã

20. Veríssimo Da Costa - N'Gongo iá Diala

21. Ilda Rosa - Makixe

22. Zé Viola - Ambuale

23. Africa Show - Noite de harmonia

24. Teta Lando - Muato Wa N'Ginjila

25. Mário Rui Silva e Ana Paula - Zeca Camarão


Mais info em:
Difference Entertainment, Lda.
Rua Maria Lalande, 13 B, 1500-435 Lisboa - Portugal
tel. (+351) 217624030 | fax (+351) 217624031
www.differencemusic.com | info@differencemusic.com


different city | different kids | different star | different vision | different world | different booking | difference publishing division