Relações internacionais

Notícia : Relações internacionais

Cão da Receita fareja oito quilos de cocaína em Cumbica

A Receita Federal informou nesta sexta-feira, 16, que apreendeu oito quilos de cocaína no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro (Cumbica/Guarulhos). A droga estava oculta em duas grandes embalagens de "presente" na mala de um passageiro brasileiro que pretendia embarcar com destino a Johanesburgo, na África do Sul.A apreensão ocorreu na madrugada de quinta-feira, 15 no aeroporto paulista. [Leia mais...] (webremix.info)


Punta Cana, o paraíso está ali no Caribe


Se existe um lugar na Terra voltado para o turista, esse lugar é Punta Cana. Dias de Sol, praias de areias brancas, o maravilhoso mar azul do Caribe, coqueirais, visuais de cartão-postal o tempo todo e resorts onde o visitante pode aproveitar tudo e não se preocupar com nada, desfrutando atividades náuticas como kitesurfe, mergulhos, windsurfe, passeios de barco e caiaque, por exemplo, tudo isso está a disposição na capital do turismo internacional na República Dominicana. [Leia mais...] (webremix.info)


2 brasileiros são presos em Cumbica com mais de 40 kg de cocaína

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 18, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, dois passageiros brasileiros que tentavam viajar para o exterior com mais de 40 kg de cocaína.Segundo a PF, a primeira prisão aconteceu quando policiais federais que acompanhavam o fluxo de passageiros pelo controle migratório abordaram um homem para entrevista. Ele pretendia embarcar para Johannesburgo, na África do Sul. [Leia mais...] (webremix.info)


PF busca 'coiote' que envia crianças brasileiras para os Estados Unidos

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 18, a terceira fase da Operação Piratas do Caribe para desarticular o ramo internacional de uma rede de "coiotes" responsável pelo envio ilegal de crianças e adolescentes aos Estados Unidos. A ação é resultado de uma cooperação com a Bahamas e EUA, contando com o apoio a agência de imigração americana, a ICE (Immigration and Customs Enforcement). No Brasil, a operação é conduzida pela PF em Rondônia. [Leia mais...] (webremix.info)


FIN 2018: Nova oportunidade para reforçar exportações para a China

Incrementar as relações económicas entre Portugal, China, África e América Latina é o objetivo principal da FIN 2018 - Feira & Fórum Internacional de Negócios, um evento promovido pela Associação de Jovens Empresários Portugal China, e que conta com a participação de várias dezenas de entidades, de 40 nacionalidades. (webremix.info)


PF pega 2 quilos de cocaína com queniano de 72 anos no aeroporto

A Polícia Federal prendeu no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica) um passageiro queniano de 72 anos de idade tentando embarcar com droga oculta na mala, ao todo, 2 quilos de cocaína.A prisão ocorreu na quarta-feira, 23. Agentes da PF abordaram o homem para entrevista de rotina, na fila do check-in de voo com destino a Mali, na África.Segundo os policiais, o homem ?não deu respostas convincentes sobre os motivos de sua visita ao Brasil?. [Leia mais...] (webremix.info)


PF investiga 'bagagens extras' em voos para a África que saem de Cumbica

Polícia Federal e Polícia Civil, em ação conjunta, abriram na tarde de quinta-feira, 17, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a Operação Festas do Mar. O objetivo foi identificar irregularidades no embarque de bagagens em voo para a África, especialmente a inserção de volumes extras sem o devido registro.A ação tem a participação da Polícia Militar, da Anac, da Receita Federal, da Guarda Civil Metropolitana de Guarulhos e da GRU Airport. [Leia mais...] (webremix.info)


Na ONU, entidades denunciam 'risco' de exclusão de Lula das eleições

Vinte organizações não-governamentais brasileiras e estrangeiras usaram nesta quarta-feira, 14, o Conselho de Direitos Humanos da ONU para alertar sobre o "risco" de que o ex-presidente Luiz Inácio Lua da Silva seja excluído das próximas eleições no País, em outubro. O discurso foi feito em nome de entidades como Justiça Global, FIAN, Ação Franciscana de Ecologia, Confederação Internacional de Sindicatos de Trabalhadores, além de grupos da América Latina e África. [Leia mais...] (webremix.info)


Família de velejador preso em Cabo Verde realiza ato em Salvador


A família do velejador Rodrigo Dantas, preso em Cabo Verde, na África, por transportar mais de uma tonelada de cocaína, vai realizar um ato em apoio ao baiano na tarde desta sexta-feira, 26, às 15h, no Píer Salvador, na Ribeira. A manifestação pretende buscar o apoio da população e chamar atenção dos órgãos federais e da justiça brasileira. O ato vai contar com a presença do navegador internacional Júlio Esteves e da paratleta Monica Veloso. [Leia mais...] (webremix.info)


Esloveno é preso por tráfico de cocaína dentro de veleiro no mar de Paraty

A Polícia Federal prendeu na madrugada desta sexta-feira, 22, um esloveno no mar de Paraty, no litoral sul fluminense, sob acusação de tráfico internacional de drogas. Milan Rataj, de 52 anos, foi detido em flagrante com mais de 50 quilos de cocaína pura a bordo de um veleiro.A droga estava escondida no assoalho da embarcação. Rataj já estava em alto mar, com o objetivo de levar a droga até Cabo Verde, na África, para que fosse distribuída mais tarde pela Europa. [Leia mais...] (webremix.info)


De 15 a 19 de novembro acontece a Feira Internacional de Artesanato no Espaço Cassiano Ricardo

Nesse período os visitantes podem dar um mini volta ao mundo nos artesanatos e na cultura do Equador, Paquistão, Índia, Japão, Senegal, África do Sul, Peru, e alguns estados... (webremix.info)


78% dos brasileiros acreditam que a corrupção aumentou em 2016, diz pesquisa

A ONG Transparência Internacional divulgounesta segunda-feira, 9, uma pesquisa realizada entre maio e junho de 2016, que revela a opinião popular sobre corrupção nos países da América Latina e Caribe. Segundo o relatório, 78% dos brasileiros acreditam que o nível de corrupção aumentou no período de um ano até a data da pesquisa. O Brasil está em quarto lugar dos 20 países participantes, atrás apenas da Venezuela (87%), Chile (80%) e Peru (79%). [Leia mais...] (webremix.info)


78% dos brasileiros acreditam que corrupção cresceu nos últimos 12 meses

O Barômetro Global da Corrupção, da Transparência Internacional, divulgado nesta segunda-feira, 9, referente à América Latina e Caribe - onde foram entrevistadas 22.302 pessoas residentes em 20 países da região - indica que quanto à percepção de corrupção, 78% dos brasileiros afirmaram acreditar que tenha aumentado nos doze meses anteriores à pesquisa. Os dados foram coletados em maio e junho de 2016, quando a Operação Lava Jato estava no seu auge. [Leia mais...] (webremix.info)


ONU alerta para sinais de genocídio na África (webremix.info)


António Guterres alerta para maior êxodo dos últimos 23 anos em África

O secretário-geral da ONU disse, esta sexta-feira, que África vive o maior êxodo desde o genocídio no Ruanda, há 23 anos, e pediu à comunidade internacional que reúna esforços para acabar com o conflito no Sudão do Sul. (webremix.info)


Fórum das Águas será realizado no Inhotim (webremix.info)


Isabel dos Santos nega razões políticas na exclusão de dois canais da SIC em Angola

Canal de informação e a SIC Internacional África já não são transmitidos no país nas operadoras Zap e DStv. (webremix.info)


Prêmio de tecnologia social tem inscrições prorrogadas (webremix.info)


Prêmio de tecnologia social seleciona projetos do Brasil, América Latina e Caribe  (webremix.info)


ONU alerta para o importante trabalho de parteiras na América Latina e Caribe (webremix.info)


ONU alerta para o importante trabalho das parteiras (webremix.info)


Desemprego e informalidade assolam mulheres da América Latina (webremix.info)


Crónica 7 - Gestão da pressão dos pneus condicionou

Campeão Nacional de Todo-o-Terreno em 2016, depois de vários anos a lutar por esse objetivo, o piloto de Portalegre Nuno Matos está apostado em alargar os seus horizontes desportivos já a partir deste ano de 2017. Se em 2010 o piloto partiu para uma aventura internacional que culminou com a conquista da Taça FIA de Bajas T2 a aposta agora chama-se África e Morocco Desert Challenge. Um enorme desafio que Nuno Matos está a fazer aos comandos do seu Opel Mokka Proto tendo a seu lado um outro campeão, Nuno Rodrigues da Silva (webremix.info)


Crónica 5 - A melhor etapa até agora

Campeão Nacional de Todo-o-Terreno em 2016, depois de vários anos a lutar por esse objetivo, o piloto de Portalegre Nuno Matos está apostado em alargar os seus horizontes desportivos já a partir deste ano de 2017. Se em 2010 o piloto partiu para uma aventura internacional que culminou com a conquista da Taça FIA de Bajas T2 a aposta agora chama-se África e Morocco Desert Challenge. Um enorme desafio que Nuno Matos está a fazer aos comandos do seu Opel Mokka Proto tendo a seu lado um outro campeão, Nuno Rodrigues da Silva. (webremix.info)


Keira Knightley retorna como Elizabeth Swann em trailer internacional de Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar

Durante meses, surgiram rumores sobre uma possível participação de Keira Knightley em Piratas do ... (webremix.info)


BNDES instaura comissão interna para apurar supostas irregularidades em desembolsos

RIO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) instaurou uma Comissão de Apuração Interna para apurar supostas irregularidades na liberação e ampliação de crédito para exportação de bens e serviços no exterior, informou o banco de fomento na noite de sábado.

bndes_1604

Em delação a investigadores da operação Lava-Jato, o patriarca do grupo Odebrecht, Emílio Odebrecht, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva influenciou o banco na ampliação de uma linha de financiamento para obras da construtora Odebrecht, em Angola, na África.

A decisão do BNDES de instaurar a apuração foi tomada com base nas informações que constam nas petições do Supremo Tribunal Federal (STF) de relatoria do ministro Edson Fachin.

"As citações de que o BNDES tomou conhecimento até o presente momento referem-se à suposta participação de Luiz Eduardo Melin de Carvalho e Silva e de Álvaro Luiz Vereda Oliveira no processo de aprovação, pelo BNDES, de financiamentos à exportação de bens e serviços de engenharia", disse o banco de fomento em comunicado.

Luiz Melin foi diretor internacional e de comércio exterior do BNDES de janeiro de 2003 a dezembro de 2004 e de abril de 2011 a novembro de 2014, enquanto Luiz Vereda foi assessor da presidência do BNDES de outubro de 2005 a maio de 2006.

Os dois ocuparam cargos de confiança no BNDES e não são funcionários de carreira do banco.

Segundo o BNDES, a decisão de instaurar a Comissão de Apuração foi tomada pela diretoria em reunião ordinária na quarta-feira.

O banco informou que vai buscar cooperação de órgãos como Polícia Federal e Ministério Público Federal para "que eventuais ilícitos administrativos e penais possam ser apurados em conjunto".

"O BNDES vai se empenhar em adotar todas as medidas cabíveis para a proteção da instituição, hoje e no futuro, para que ela não possa ser utilizada para a prática de atos ilícitos. A apuração completa dos fatos é um passo importante nessa direção", informou o banco.

Em março deste a ano, o BNDES retomou dois financiamentos para exportação de serviços de engenharia para dois projetos das construtoras Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão no exterior. O processo de retomada dos desembolsos para a Andrade Gutierrez envolve um contrato de apoio à exportação de serviços de construção de rodovias em Gana, na África. A outra liberação, para a Queiroz Galvão, se refere a um projeto de desenvolvimento agrícola na República Dominicana.

Em maio do ano passado, 25 contratos de apoio à exportação de serviços de engenharia foram suspensos temporariamente pelo BNDES, para serem reavaliados. A maioria dos financiamentos era para empreiteiras investigadas na operação Lava Jato.

(webremix.info)


Brasil ficará para trás na conexão por celular

RIO - O brasileiro adora acessar as redes sociais, mas usar a internet do celular para assistir a vídeos, ouvir música e navegar livremente vai exigir não só disposição, como paciência nos próximos anos. Afetado pela crise econômica, o Brasil vai chegar em 2021 entre as últimas posições na corrida pela maior conectividade móvel. A constatação faz parte de uma pesquisa da Cisco, que revela que, em cinco anos, o usuário brasileiro vai consumir 4.201 megabytes (MB) por mês, número que o coloca à frente apenas de África do Sul e Índia em uma lista de 23 países. Celular_1504

Para se ter uma ideia do abismo digital, a Coreia do Sul, a primeira do ranking, vai chegar em 2021 com consumo médio mensal por usuário de 23.892 MB. No levantamento, o Brasil fica atrás da vizinha Argentina, onde o consumo por pessoa será de 5.721 MB. Segundo especialistas, a crise no Brasil afetou a capacidade de investimento das empresas de telecomunicações e o poder de compra das famílias brasileiras. A qualidade, muito questionada pelos usuários, também aparece na lista como um dos fatores que travam o crescimento.

ALTO GRAU DE EXCLUSÃO DIGITAL

Info - consumo de dados mapaAssim, o país vai avançar menos nos próximos anos em comparação a outras nações. O Brasil, onde o consumo por pessoa hoje é de 878 MB mensal, terá alta de 37%, em média, a cada ano. No México, por exemplo, o avanço chegará a 43%, passando dos atuais 740 MB para 4.507 MB. O mesmo vai ocorrer em diversas nações da Europa, como França, Espanha e Reino Unido.

— Muitos desses países estão em um movimento diferente do Brasil, com a digitalização da economia e a própria internet das coisas, que permite a conexão de carros e outros produtos à internet. O Brasil, por outro lado, tem um grau de exclusão alto. A crise afeta as empresas e a capacidade de pagamento das pessoas, que buscam planos mais baratos — diz Giuseppe Marrara, diretor de Relações Governamentais da Cisco Brasil.

Dessa forma, novas tecnologias vão atrasar. A adoção da rede 4,5G, que permite velocidade maior que a 4G, prevista para 2018, deve ficar para 2020, prevê a Huawei.

— A crise adia muitos investimentos. Há uma relação entre a economia e a tecnologia. Na Europa, por exemplo, uma pessoa faz download, em média, de nove aplicativos por ano. No Brasil, assim como em outros países em desenvolvimento, essa média é de dois aplicativos — destaca Kleber Faccipieri, gerente de Marketing da Huawei.

A atriz Sill Esteves conhece bem a velocidade lenta da internet no celular. Ela já ficou na mão várias vezes:

— Pela minha profissão, sempre preciso baixar vídeos para pesquisar algum personagem, ou para compartilhar nas redes sociais algum vídeo que tenha feito, mas geralmente só consigo fazer isso quando chego em algum lugar que tenha Wi-Fi.

MAIOR PARTE DE PRÉ-PAGOS

Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina, diz que o Brasil está mal na qualidade. Ele lembra que o Brasil tem menos espectro alocado para a telefonia móvel do que recomenda a União Internacional de Telecomunicações (UIT):

— Se juntar tudo que as empresas de telefonia móvel já compraram nos leilões, chega-se a 844 megahertz. A UIT diz que o ideal é de 1.800 a 2.000 megahertz. Temos ainda um longo percurso no Brasil. Com a internet das coisas, será preciso mais rede. Apesar de termos 4G, a maior parte dos usuários é 3G e 2G. Quem mais avança no mundo hoje é a China, onde quase todos os celulares já são 4G.

Mas a rede não é o único fator que explica o baixo volume de conexão móvel no Brasil. Atualmente, diz a Anatel, órgão que regula o setor , 67% dos 243 milhões de linhas são de pré-pagos. E, lembra Steinhauser, a maior parte desse contingente não usa internet o mês inteiro.

— Ter um smartphone não significa acessar a internet, pois é preciso uma linha. Os usuários pré-pagos compram pacotes avulsos, não têm internet o mês inteiro.

Para os especialistas, não faltam desafios conjunturais. O maior deles, citam, são as incertezas em relação à Oi, dona da maior rede de infraestrutura do país e que passa por um processo de recuperação judicial com dívidas de R$ 65 bilhões. Além disso, uma instabilidade operacional afetaria todas as outras teles do país.

— Tem a crise da economia, da Oi. Enquanto isso, o resto do mundo cresce e avança — disse um consultor que não quis se identificar.

Na opinião de Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina, a indústria precisa criar novas tecnologias de forma a impulsionar a demanda por conexão e criar novas formas de acesso à internet. A empresa, em parceria com a Sigfox, vem investindo em soluções dentro de universidades para desenvolver tecnologias:

— Temos de buscar soluções mais baratas. Isso é importante, principalmente quando se fala em cidades inteligentes.

(webremix.info)


Mais de 2 mil imigrantes são resgatados no Mar Mediterrâneo   (webremix.info)


ONU alerta para aumento do risco de morte por fome na África (webremix.info)


Pedras em vez de praia: Semana Santa de protestos na Venezuela (webremix.info)


Antes de show no Rio, Rico Dalasam entrevista Jaloo, e vice-versa (webremix.info)