Sudão : Notícia

Notícia : Sudão : Notícia

Parlamento do Sudão do Sul prorroga mandato do presidente

O Parlamento do Sudão do Sul, mergulhado desde dezembro de 2013 numa guerra civil, prorrogou nesta terça-feira até 2018 o mandato do presidente Salva Kiir e de seus deputados, anunciou à AFP um porta-voz da Câmara Baixa, Thomas Wani Kundu. (Yahoo! News)


Unicef anuncia libertação de 250 meninos-soldado no Sudão do Sul

Um grupo rebelde do Sudão do Sul, mergulhado em uma guerra civil, libertou 250 meninos-soldado e fará o mesmo em breve com outros 400, anunciou neste domingo o Unicef, alinhado com a operação de desmobilização de 3.000 meninos, anunciada no fim de janeiro. (Yahoo! News)


Parlamento sul-sudanês amplia por três anos mandato do presidente Kiir

Juba, 24 mar (EFE).- O parlamento do Sudão do Sul aprovou nesta terça-feira por maioria ampliar por mais três anos, até julho de 2018, o mandato do presidente Salva Kiir, que ocupa o cargo desde a independência do país, em fevereiro de 2011. (Yahoo! News)


Parlamento do Sudão do Sul estende mandato presidencial em três anos

Parlamentares do Sudão do Sul aprovaram hoje a extensão do mandato do presidente Salva Kiir em três anos. (Yahoo! News)


Egito cede e permitirá que Etiópia construa reservatório no Nilo

Egito e Sudão deram aval nesta segunda-feira para que a Etiópia construa uma imensa barragem no rio Nilo para repartir suas águas. O Cairo era contra o projeto por temer que a redução de seu abastecimento de água potável e de irrigação. (Yahoo! News)


Sudão, Egito e Etiópia com acordo de princípios sobre a barragem da Grande Renascença

Os presidentes do Sudão, Omar al Bashir, do Egito, Abdelfatah al Sissi, e o primeiro-ministro da Etiópia, Haile Mariam Dessalegne, assinaram esta… (Yahoo! News)


Unicef consegue libertar 250 meninos-soldado no Sudão do Sul

Um grupo rebelde do Sudão do Sul, mergulhado em uma guerra civil, libertou 250 meninos-soldado e fará o mesmo com outros 400 em breve, anunciou neste domingo (22) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).... (Yahoo! News)


Unicef denuncia recrutamento de crianças pelo Exército e por rebeldes do Sudão do Sul

O governo do Sudão do Sul e os grupos rebeldes sequestraram em apenas um mês centenas de crianças para usá-las como soldados na guerra civil que devasta o país há mais de um mês, denunciou nesta sexta-feira o Unicef. (Yahoo! News)


Combates deixam 60 rebeldes mortos no sul do Sudão, informa exército

Cartum, 17 mar (EFE).- Pelo menos 60 rebeldes do Movimento Popular para a Libertação do Sudão/Setor Norte (MPLS-N) morreram em combates contra as tropas sudanesas na região do Cordofão, no sul do Sudão. (Yahoo! News)


ONU e Sudão discutem retirada gradual da missão de paz

A ONU e o governo sudanês iniciaram discussões, nesta terça-feira, em Cartum, para preparar uma retirada gradual e ordenada das tropas de paz que participam das forças conjuntas das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (Unamid, na sigla em inglês). (Yahoo! News)


Trinta elefantes morrem em 15 dias na República Democrática do Congo

A direção de um parque natural da República Democrática do Congo denunciou nesta segunda-feira que mais de 30 elefantes foram mortos nas últimas duas semanas na reserva, situada perto da fronteira com o Sudão do Sul. (Yahoo! News)


Trinta elefantes mortos em 15 dias na República Democrática do Congo

A direção de um parque natural na República Democrática do Congo denunciou nesta segunda-feira que mais de 30 elefantes foram mortos nas últimas duas semanas na reserva, situada perto da fronteira com o Sudão do Sul.... (Yahoo! News)


Estudantes britânicos de medicina viajaram à Síria para se unir ao EI

Londres, 22 mar (EFE).- Nove estudantes britânicos de medicina viajaram à Síria no início deste mês para se unirem ao Estado Islâmico (EI) para atender os feridos e doentes em seus hospitais, informou neste domingo o jornal "The Observer". (Yahoo! News)


Médicos britânicos são localizados em áreas controladas pelo EI na Síria

Ancara, 24 mar (EFE).- Nove jovens médicos britânicos procurados pelas respectivas famílias foram localizados em dois hospitais em regiões controladas pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria, conforme informou à Agência Efe nesta terça-feira o parlamentar turco Mehmet Ali Ediboglu. (Yahoo! News)


Rebeldes iniciam ofensiva contra exército do Sudão em dois estados

Cartum, 14 mar (EFE).- Grupos rebeldes iniciaram uma ofensiva contra o exército do Sudão nos estados de Darfur (oeste) e Cordofão do Sul como demonstração de repúdio às eleições presidenciais e parlamentares previstas para abril. (Yahoo! News)


Em um ano, 12 mil crianças foram recrutadas como soldados no Sudão do Sul

Era para ser um dia letivo normal para alunos de uma pequena cidade do Sudão do Sul, país da região central da África. Mas enquanto os cerca de 100 estudantes de 13 anos assistiam à aula, homens armados invadiram o local e sequestraram o grupo. (Yahoo! News)


Ataque rebelde no sul do Sudão mata 40 civis, segundo autoridades

Cartum, 16 mar (EFE).- Pelo menos 40 civis morreram e outros 45 ficaram feridos em uma ofensiva lançada por um grupo rebelde contra várias zonas do conflituoso estado de Cordofão do Sul, no sul do Sudão, informou nesta segunda-feira o governador dessa região. (Yahoo! News)


Sem acordo, conversas de paz do Sudão do Sul são suspensas novamente

Adis-Abeba, 6 mar (EFE).- As conversas de paz para terminar com o conflito do Sudão do Sul voltaram a ser suspensas nesta sexta-feira depois que o presidente do país, Salva Kiir, e o ex-vice-presidente e líder rebelde, Riek Machar, não chegaram a um acordo, informaram fontes da negociação. (Yahoo! News)


Links de acessibilidade

George Mel sonhava em ser aviador desde menino, mas quando seu pai morreu ele teve de largar os estudos e abandonar qualquer chance de treinamento para ser piloto. (Yahoo! News)


George Clooney escreve editorial no 'NYT' sobre violações no Sudão

George Clooney, junto com o escritor e ativista John Prendergast e com o analista político Akshaya Kumar, escreveu um editorial na edição de quarta-feira (25) do jornal "The New York Times" sobre as violações aos direitos humanos que continuam a ocorrer em Darfur, no Sudão. Leia mais (02/27/2015 - 02h00) (Yahoo! News)


EUA multam em US$ 1,71 bi banco alemão Commerzbank por lavagem de dinheiro

Washington, 12 mar (EFE).- O banco alemão Commerzbank concordou em pagar US$ 1,71 bilhão ao governo americano por violação das sanções sobre transações com Cuba, Irã e Sudão e operações de lavagem de dinheiro, informaram o Federal Reserve (Fed) e o Tesouro nesta quinta-feira. (Yahoo! News)


OMS pede dinheiro para ajudar quatro países

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou nesta terça-feira um pedido para angariar fundos no valor de 1 bilhão de dólares para a ajuda humanitária a quatro países em crise: Síria, República Centro-Africana, Iraque e Sudão do Sul. (Yahoo! News)


Dia da Paz: Brasil é o 91º mais pacífico entre 162 países

"Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz", diz o clássico de 1971 "Imagine", de John Lennon. Quase 44 anos depois, evoluímos pouco. Na verdade, nos afastamos cada vez mais desse sonho. Segundo o Índice Global de Paz (IGP), divulgado anualmente pelo Instituto de Economia e Paz (IEL), desde 2007, a caminhada mundial rumo à paz, que começou no final da Segunda Guerra Mundial, se interrompeu ... (Yahoo! News)


Sudão do Sul pode sofrer represálias caso não ocorra acordo de paz

Adis Abeba, 3 mar (EFE).- A Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (Igad), o principal mediador do conflito no Sudão do Sul, alertou a ambos os lados que pode adotar represálias caso não ocorra um acordo definitivo antes de quinta-feira para definir os detalhes do governo de unidade. (Yahoo! News)


Artigo: O Sudão e a violência sexual em Darfur

No início dos anos 2000, um conflito brutal entre governo e rebeldes, no Oeste do Sudão, causou a morte de milhares de darfurianos e desalojou milhões, transformando-os em refugiados. Em 2004, os EUA definiram os atos do Sudão como genocídio. Após aquele período de atenção, o mundo se esqueceu de Darfur; infelizmente, o mesmo não aconteceu com o governo sudanês. Uma vez que as autoridades ... (Yahoo! News)


ONU estabelece regime de sanções para Sudão do Sul

Nações Unidas, 3 mar (EFE).- O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), aprovou nesta terça-feira por unanimidade o início dos trabalhos de um comitê para impor sanções ao Sudão do Sul a fim de pressionar às partes para que ponham fim no conflito do país. (Yahoo! News)


Milícia sequestra centenas de crianças no Sudão do Sul

Após refazer estimativas, Unicef diz que número de meninos sequestrados é maior que o divulgado na metade de fevereiro. Agência estima que ao menos 12 mil jovens sejam usados na guerra civil do país. (Yahoo! News)


Presidente do Sudão do Sul decreta cessar-fogo e oferece anistia a opositores

Juba, 25 fev (EFE).- O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, decretou nesta quarta-feira de maneira unilateral um cessar-fogo para o conflito que envolve as forças governamentais e os rebeldes liderados pelo ex-vice-presidente Riek Mashar desde dezembro de 2013, informou a televisão oficial. (Yahoo! News)


China se opõe a sanções da ONU contra Sudão do Sul

A China se opôs nesta sexta-feira a um rascunho de resolução das Nações Unidos para impôr sanções ao Sudão do Sul, dizendo que a medida não ajudará justo agora, quando as partes em guerra estão negociando. (Yahoo! News)


Conselho de Segurança da ONU aprova regime de sanções para Sudão do Sul

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta terça-feira por unanimidade uma resolução que prevê a criação de um sistema para impor sanções a todos aqueles que obstruem a paz no Sudão do Sul, em uma tentativa de pressionar os líderes do conflito a terminar com a guerra civil que já matou dezenas de milhares de pessoas no país. (Yahoo! News)


Unicef diz que centenas de crianças foram sequestradas no Sudão do Sul

A Unicef teme que centenas de crianças tenham sido sequestradas em meados de fevereiro no nordeste do Sudão do Sul por parte de uma milícia pró-governamental, segundo um comunicado. (Yahoo! News)